Notícias

PROJETO CAPIVAL - ADPM publica Manual para a Avaliação e Validação de Competências Pedagógicas de Educadores de Adultos

 
 
Fotografia de André Martins
PROJETO CAPIVAL - ADPM publica Manual para a Avaliação e Validação de Competências Pedagógicas de Educadores de Adultos
por André Martins - Terça, 5 Março 2013, 16:05
 

Foi publicada, em Outubro de 2012, a versão em inglês do Handbook for the Assessment and Validation of Pedagogical Competences of Adult Educators.

Integrado no projeto europeu CAPIVAL - Capitalizing on Validpack: going Europe wide, este manual apresenta-se como um guia para a criação nacional de formações contextualizadas para “avaliadores de competências de educadores de adultos”, de acordo com a filosofia e espirito do projeto.

Os instrumentos apresentados neste documento foram concebidos à escala europeia, mas também de acordo com a perspectiva nacional de cada país parceiro, possibilitando a cada formador a sua adaptação e utilização contextualizada.

Relembramos que CAPIVAL - Capitalizing on Validpack: going Europe wide é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, através do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Ação Transversal KA4 - Disseminação e Exploração de Resultados, do qual a ADPM foi parceira e que tem a intenção de explorar os resultados do projeto VINEPAC - Validação de competências psicopedagógicas informais e não-formais dos educadores de adultos (www.vinepac.eu), especialmente a utilização do instrumento Validpack que facilita a documentação e avaliação de competências de formadores adquiridas em contextos de aprendizagem formais, não-formais ou informais.

Este projeto é desenvolvido em cooperação internacional com oito parceiros de diferentes partes da Europa, com experiência relevante no domínio. Através do projeto CAPIVAL, pretende-se que o instrumento Validpack se estenda a mais de 20 países europeus através da criação de uma rede de pontos de contacto nacionais (NCPs).

CAPIVAL